Características Técnicas e Pedagógicas
|
Multimédia
As ferramentas específicas apresentadas neste documento são: a
impressão e texto, vídeo e gráficos, áudio, PDAs e smartphones e Internet.
Impressão e Texto
O texto e impressão era dominante na 1ª geração de Ensino a
Distância.
|
Pontos Fortes: baixo custo, flexibilidade, robustez, portabilidade e facilidade de
reprodução, estabilidade, conveniência, familiaridade e economia.
Pontos Fracos: a impressão é estática, não interactiva, pode conduzir a passividade
e pode conduzir a uma aprendizagem mecânica.
Gráficos e Vídeos
Fahy (2008) "Pesquisas anteriores mostraram que os gráficos podem
aumentar a motivação dos utilizadores."
Os gráficos devem incluir determinadas características visuais
relevantes para a aprendizagem, no entanto detalhes desnecessários podem
distrair. Uma advertência importante: os gráficos devem conter legendas.
Informações importantes quanto às cores, à localização da informação,
fundos, contraste, tipo de letra e tamanho.
As cores mais indicadas são: verde, azul, branco e amarelo. Muita cor
pode reduzir a legibilidade de uma apresentação.
A informação importante deve estar no canto superior esquerdo. A área
menos percebida é o canto inferior esquerdo.
Os fundos devem possuir cor única, com muito contraste entre o fundo e
o texto, com a finalidade de permitir facilidade na leitura.
Segundo o autor do documento, o tipo de letra deve ser sans-serif, nas maiúsculas
e minúsculas. O tamanho depende do objectivo pretendido.
Videoconferência
Roberts (1998) , citado por Fahy (2008) refere-nos que
que as sessões de videoconferência têm características pedagógicas relevantes.
A utilização da videoconferência é um recurso que permite
a aproximação dos utilizadores, providenciam oportunidades para uma
aprendizagem de qualidade e providenciam oportunidades de aprendizagem
interactiva.
Fahy (2008) refere que "os pontos fortes da
utilização da videoconferência para a aprendizagem e o ensino podem ser
explorados com estratégias funcionais apropriadas."
Áudio
Recorrendo aos princípios de Mayer (referidos no resumo
1), o áudio online pode ser muito útil no processo de ensino , pois ajuda à
memorização, pode facilitar a organização ao nível das ideias, e em simultâneo,
é altamente motivador e promove o desenvolvimento de relações sociais.
PADs e Internet
A médio prazo os PDAs, os smartphones e outros dispositivos
manuais podem constituir potenciais recursos no ensino online. Os PDAs têm
dimensões pequenas, não têm fios, são bons receptores de Internet e têm uma boa
capacidade de armazenamento. Mas Fahy (2008) alerta para "o aparecimento
dos smartphones altamente hábeis [...] poder-se-ão tornar espécie em
extinção."
Internet
A Internet, "uma ligação poderosa e um veículo
comunicacional." (Fahy, 2008)
Vantagens...muitas. Desvantagens...muitas, também!
Mas sabemos que estamos ligados com a informação e entre
nós, nesta nossa aprendizagem online.
Ela pode ser modificada pelos professores, orientada para
as necessidades dos estudantes e apoiar a interacção entre todos. Permite
estimular experiências sensoriais.
Mas a sua utilidade pode ser afectada pela estrutura, pela
complexidade, pela segurança, e pelo tempo despendido na navegação. Um factor
muito importante a considerar "o uso correcto e corrente da Internet exige
literacia capaz e destreza com o computador." (Fahy, 2008)
Bibliografia:
Fahy, P (2008). As Características dos Meios de
Aprendizagem Interactiva Online. Documento disponibilizado na UC de Educação e
Internet.
Disponível
em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562
Sem comentários:
Enviar um comentário