quarta-feira, maio 01, 2013

Ferramentas Específicas (Resumo 2)

Características Técnicas e Pedagógicas


Multimédia

As ferramentas específicas apresentadas neste documento são: a impressão e texto, vídeo e gráficos, áudio, PDAs e smartphones e Internet.

Impressão e Texto
O texto e impressão era dominante na 1ª geração de Ensino a Distância.
Pontos Fortes: baixo custo, flexibilidade, robustez, portabilidade e facilidade de reprodução, estabilidade, conveniência, familiaridade e economia.
Pontos Fracos: a impressão é estática, não interactiva, pode conduzir a passividade e pode conduzir a uma aprendizagem mecânica.

Gráficos e Vídeos
Fahy (2008) "Pesquisas anteriores mostraram que os gráficos podem aumentar a motivação dos utilizadores."
Os gráficos devem incluir determinadas características visuais relevantes para a aprendizagem, no entanto detalhes desnecessários podem distrair. Uma advertência importante: os gráficos devem conter legendas.
Informações importantes quanto às cores, à localização da informação, fundos, contraste, tipo de letra e tamanho.
As cores mais indicadas são: verde, azul, branco e amarelo. Muita cor pode reduzir a legibilidade de uma apresentação.
A informação importante deve estar no canto superior esquerdo. A área menos percebida é o canto inferior esquerdo.
Os fundos devem possuir cor única, com muito contraste entre o fundo e o texto, com a finalidade de permitir facilidade na leitura.
Segundo o autor do documento, o tipo de letra deve ser sans-serif, nas maiúsculas e minúsculas. O tamanho depende do objectivo pretendido.

Videoconferência
Roberts (1998) , citado por Fahy (2008) refere-nos que que as sessões de videoconferência têm características pedagógicas relevantes.
A utilização da videoconferência é um recurso que permite a aproximação dos utilizadores, providenciam oportunidades para uma aprendizagem de qualidade e providenciam oportunidades de aprendizagem interactiva.
Fahy (2008) refere que "os pontos fortes da utilização da videoconferência para a aprendizagem e o ensino podem ser explorados com estratégias funcionais apropriadas."

Áudio
Recorrendo aos princípios de Mayer (referidos no resumo 1), o áudio online pode ser muito útil no processo de ensino , pois ajuda à memorização, pode facilitar a organização ao nível das ideias, e em simultâneo,  é altamente motivador e promove o desenvolvimento de relações sociais.

PADs e Internet
A médio prazo os PDAs, os smartphones e outros dispositivos manuais podem constituir potenciais recursos no ensino online. Os PDAs têm dimensões pequenas, não têm fios, são bons receptores de Internet e têm uma boa capacidade de armazenamento. Mas Fahy (2008) alerta para "o aparecimento dos smartphones altamente hábeis [...] poder-se-ão tornar espécie em extinção."

Internet
A Internet, "uma ligação poderosa e um veículo comunicacional." (Fahy, 2008)
Vantagens...muitas. Desvantagens...muitas, também!
Mas sabemos que estamos ligados com a informação e entre nós, nesta nossa aprendizagem online.
Ela pode ser modificada pelos professores, orientada para as necessidades dos estudantes e apoiar a interacção entre todos. Permite estimular experiências sensoriais.
Mas a sua utilidade pode ser afectada pela estrutura, pela complexidade, pela segurança, e pelo tempo despendido na navegação. Um factor muito importante a considerar "o uso correcto e corrente da Internet exige literacia capaz e destreza com o computador." (Fahy, 2008)



Bibliografia:
Fahy, P (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Documento disponibilizado na UC de Educação e Internet.
Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562

Sem comentários:

Enviar um comentário