quarta-feira, maio 01, 2013

Princípios Multimédia (Resumo 1)


Segundo Richard Mayer, professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, que estuda, entre outros temas, o impacto multimédia no ensino (online ou presencial), considera que existem sete princípios que têm implicações na aprendizagem, são eles:

  • Princípio Multimédia – os alunos aprendem melhor quando se combinam palavras com gráficos ou com imagens do que com palavras soltas;
  • Princípio da contiguidade espacial – os alunos aprendem melhor se as palavras e as imagens estiverem próximas umas das outras;
  • Princípio da contiguidade temporal – os alunos aprendem melhor se as palavras e imagens forem apresentadas em simultâneo, do que de forma sucessiva.
  • Princípio da coerência – os alunos aprendem melhor se as palavras, as imagens e os sons apresentarem uma relação entre si;
  • Princípio da modalidade – os alunos aprendem melhor se a informação estiver em suporte áudio, do que em suporte textual;
  • Princípio da redundância – os alunos aprendem melhor se a apresentação multimédia combinar animação e narração, uma vez que o ser humano possui uma capacidade limitada para processar informação auditiva e visual em simultâneo.
  • Princípio das diferenças individuais – os documentos multimédia são mais apropriados para os alunos com poucos conhecimentos e para os alunos que possuem uma elevada capacidade espacial [“capacidade para gerar, reter, recuperar e transformar imagens visuais bem estruturadas.” (Lohman, (1993)]
Estes sete princípios assentam em três pressupostos (pressuposto do canal dual, pressuposto da capacidade limitada de processamento da memória e pressuposto do processamento activo)  e são de extrema importância quando se desenvolvem documentos multimédia.



Bibliografia: 
Fahy, P. (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Documento disponibilizado na UC de Educação e Internet. 
Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562
Silva, V.D. (2010). Habilidades Espaciais, Raciocínio e Desempenho em Tecnologias da Informação: Estudo Correccional com Ensino Médio. Disponível em: http://www.usf.edu.br/itatiba/mestrado/psicologia/uploadAddress/DIEGO_VINICIUS_DA_SILVA%5b13761%5d.pdf.
Sophia. Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia. 
Disponível em: http://www.sophia.org/teoria-cognitiva-da-aprendizagem-multimedia-de-ric-tutorial

Sem comentários:

Enviar um comentário